Quais são as etapas críticas envolvidas no Scrum Agile Sprin... The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Quais são as etapas críticas envolvidas no Scrum Agile Sprint Planning para garantir um sprint bem-sucedido e produtivo?

Posted by SCRUMstudy® on February 27, 2024

Categories: Agile SBOK® Guide Scrum Scrum Guide Scrum Team

Quais são as etapas críticas envolvidas no Scrum Agile Sprint Planning para garantir um sprint bem-sucedido e produtivo?

O Scrum Agile Sprint Planning é uma reunião colaborativa realizada no início de cada sprint, onde a equipe Scrum determina o trabalho a ser concluído durante o próximo sprint. Durante esta sessão, o Product Owner apresenta as histórias de usuário de maior prioridade do backlog do produto, e a equipe discute e seleciona aquelas com as quais eles podem se comprometer realisticamente a entregar.

Reunião de planejamento do Sprint

A reunião de planejamento do Sprint é a discussão realizada por uma equipe Scrum com o objetivo de concordar qual tarefa será executada durante um período de sprint definido. Ao se preparar para a reunião de planejamento do Sprint, o SCRUM Master precisa cercar a equipe com os seguintes artefatos e elementos de discussão:

1. Backlog do produto

2. Backlog do Sprint

3. Gráfico de Burn-down

A reunião de planejamento do Sprint é assistida pelo Product Owner (voz do cliente), Scrum Master e a equipe de desenvolvimento. Esta discussão da equipe é convocada para discutir/planejar a execução de histórias de usuário durante o Sprint atual e é realizada em instalações co-localizadas.

Nesta reunião, o product owner estará preparado para discutir ou apresentar itens de backlog de produto suficientes para se adequar à velocidade de sprint conhecida da equipe e está preocupado em comunicar a meta de sprint que resultará em um produto lançável.

A reunião é dedicada a definir a meta de sprint que, juntamente com a definição do objeto – um período de perguntas e respostas onde o PO detalha suas prioridades, a equipe decompõe histórias de usuário do Product Backlog e dedica tempo à estimativa – onde as tarefas são definidas de acordo com tempo/risco/complexidade. Após o acordo, várias delas são movidas para o Sprint Backlog atual, no qual a equipe se voluntariará para trabalhar e revisitar durante o sprint.

O Product Backlog

No exemplo acima, tiramos um instantâneo de um Product backlog e seus estágios iniciais de decomposição. Observe que algumas das entradas foram introduzidas não pelo PO, mas por membros da equipe de desenvolvimento como itens encontrados durante o refinamento.

O Sprint Backlog

Uma saída da Reunião de Revisão do Sprint, o Sprint Backlog é mostrado acima. Pode haver muitas variedades do que é listado, mas na maior parte ele identifica a História do Usuário de onde a tarefa se originou, a descrição da tarefa, o status e o valor estimado. A estimativa é a medida da tarefa em relação à velocidade e ao valor de realização da equipe.

O Gráfico Burn-down

Um dos melhores artefatos de relatórios de status de sprint, o Burn-down Chart é usado para avaliar o sucesso dos dias restantes do sprint em relação à velocidade alvo. O gráfico é atualizado no final do dia do sprint pela equipe deduzindo a quantidade de trabalho concluído do backlog do sprint. Tarefas inacabadas são movidas de volta para o backlog do produto e podem ser priorizadas na próxima iteração do sprint.