Posted by SCRUMstudy® on August 15, 2024
Categories: Agile Agile Frameworks Iterative Development Product Development Project Delivery
A certificação Agile no Dynamic Systems Development Method (DSDM) foca em equipar profissionais com um profundo entendimento dessa robusta estrutura Agile. O DSDM enfatiza a entrega de projetos no prazo e dentro do orçamento, mantendo altos padrões de qualidade.
Se você já ouviu falar do Agile, então provavelmente também já ouviu falar do DSDM, ou Dynamic System Development Method. Essas metodologias de gerenciamento de projetos têm muito em comum.
Mas o que é DSDM? Para responder a essa pergunta, precisamos falar sobre pássaros. Sei que pode parecer bobo, mas prometo que não vou me desviar do assunto aqui.
O DSDM é frequentemente associado ao Arctic Tern. Um Arctic Tern é uma ave marinha conhecida por sua migração entre os polos norte e sul. Fiel aos seus traços comportamentais, o Arctic Tern é um símbolo de movimento livre, energia inflexível, adaptabilidade e colaboração. É provavelmente por isso que uma das estruturas de desenvolvimento de projetos Agile mais amplamente utilizadas recebeu o nome desse pássaro.
O DSDM é conhecido por fornecer as melhores práticas para entrega dentro do orçamento e no prazo de software funcional. O DSDM foi concebido pela primeira vez em 1994 como uma abordagem mais estruturada e disciplinada do que seu antecessor, o Rapid Application Development, ou RAD. O RAD é uma abordagem iterativa de desenvolvimento de software que usa planejamento mínimo em favor da prototipagem rápida. No entanto, essa abordagem era altamente desestruturada e caótica. Isso ocorre porque não havia uma definição fixa de processos e técnicas. Como tal, todos tinham diferentes interpretações do sistema. Então, profissionais de software de várias empresas se uniram e formaram o DSDM Consortium com o objetivo de desenvolver uma abordagem de desenvolvimento que pudesse servir como uma possível substituição para o RAD não estruturado. Combinando as melhores práticas reconhecidas pelo setor, o grupo introduziu o DSDM, que incorpora uma abordagem de desenvolvimento iterativa e incremental. Euro Truck Simulator 2 Mac
Agora, o que significa "desenvolvimento iterativo e incremental"?
Em termos mais simples, todo o plano do projeto é dividido em pequenos pedaços de trabalho conhecidos como recursos ou tarefas. A equipe criará recursos com base no valor e na prioridade do negócio. Cada recurso é desenvolvido um por um seguindo atividades de desenvolvimento pré-planejadas, como design, codificação, teste e integração. Depois que um recurso é entregue ao cenário de produção real, ele é avaliado pelo cliente. Com base na impressão do cliente sobre o recurso, juntamente com as últimas demandas e requisitos de negócios, o cliente fornece feedback. Esse feedback é levado em consideração ao planejar o próximo ciclo de desenvolvimento. Dessa forma, o software é desenvolvido em iterações com tempo limitado. Então, o software é refinado a cada iteração, porque recursos adicionais são incorporados ao software geral. Dessa forma, a equipe é capaz de desenvolver recursos que são funcionais e relevantes.
Seguir um modelo de desenvolvimento iterativo e incremental beneficia tanto a equipe quanto o cliente?
O DSDM é definido como uma estrutura de desenvolvimento centrada no desenvolvedor para entrega pontual e dentro do orçamento de recursos de projeto com valor para o usuário e controle de qualidade. Com base nessa definição, o DSDM também é amigável ao cliente. Isso ocorre porque o DSDM incentiva o envolvimento ativo do usuário e a colaboração próxima entre as partes interessadas e a equipe técnica. As partes interessadas do negócio possuem uma imagem melhor do propósito funcional do software, então elas transmitem esse conhecimento aos membros da equipe técnica que são especialistas em desenvolvimento de software. O DSDM sugere diferentes maneiras de promover a cooperação entre os dois grupos. Primeiro, as partes interessadas e os membros da equipe técnica devem se reunir para discutir requisitos e funcionalidades para melhorar o entendimento mútuo. Segundo, as reuniões de revisão do projeto são realizadas no final de cada iteração nas quais as partes interessadas fornecem feedback e informam a equipe de desenvolvimento sobre quaisquer novos requisitos ou demandas de negócios. Com base nesse feedback, a equipe de desenvolvimento planeja as próximas iterações.
Sendo uma abordagem de desenvolvimento ágil, o DSDM não define ferramentas e processos no início do projeto, mas define parâmetros como custo, qualidade e tempo. Os entregáveis ??do projeto são adaptados para atender aos critérios definidos. Isso é feito priorizando os entregáveis ??seguindo a técnica MoSCoW; ou seja, must haves, should haves, could haves e won't haves. Isso é amigável tanto para o desenvolvedor quanto para o cliente, porque o cliente obtém recursos desenvolvidos de acordo com o valor e a prioridade, e os desenvolvedores são livres para moldar o processo para entregar software que seja tecnicamente inovador e adequado ao propósito do negócio.
As equipes de desenvolvimento são auto-organizadas, capacitadas e altamente coordenadas. O DSDM incentiva a comunicação aberta entre os membros da equipe para que haja livre troca de informações. E o DSDM acredita na construção de equipes que possam tomar decisões rápidas, porque o desenvolvimento de software é uma indústria em constante mudança.
Esses princípios são bons, mas quem os coloca em ação?
O DSDM define 15 funções específicas. As principais funções são patrocinador executivo, visionário, usuário embaixador, usuário consultor, gerente de projeto, coordenador técnico, líder de equipe, desenvolvedores, designers, programadores, testadores e analistas.
Concluindo, pode-se dizer que o DSDM é uma abordagem relevante e eficaz para gerenciar projetos de desenvolvimento de software.