Posted by SCRUMstudy® on October 28, 2024
Categories: Agile SBOK® Guide Scrum Scrum Guide Scrum Team
A Certificação Agile Project Management valida a proficiência dos profissionais na implementação de metodologias ágeis para impulsionar o sucesso do projeto. Através de certificações como a ScrumMaster Certified (SMC), os indivíduos adquirem conhecimentos abrangentes e competências práticas em estruturas, princípios e práticas ágeis. Estas certificações equipam os gestores de projeto com as ferramentas para liderar equipas ágeis de forma eficaz, promover a colaboração e acrescentar valor às partes interessadas de forma iterativa. Ao adotar o planeamento adaptativo, a melhoria contínua e a colaboração com os clientes, os gestores de projetos com certificação ágil melhoram os resultados dos projetos, adaptam-se às mudanças de forma mais eficaz e, em última análise, impulsionam a agilidade e a inovação organizacional.
Uma função como a de gestor de projetos não existe no Scrum. Mas, na organização existem gestores de projeto. Assim, qual o papel do gestor de projeto caso a equipa migre para Scrum. Bem, esta pergunta já foi feita tantas vezes, no entanto as respostas são diferentes e conflituosas.
Vamos dar um exemplo para perceber isso. Mike é Gestor de Projetos e o seu projeto está prestes a migrar para Scrum. Durante muito tempo, Mike trabalha como gestor na sua carreira. Mike respeitou os seus companheiros de equipa e confiou neles para serem responsáveis ??pelo seu trabalho. A sua ideologia sobre a melhor abordagem para obter os resultados é desenvolver uma equipa de profissionais extremamente motivados, definir objetivos, tomar iniciativas e garantir que todos os recursos necessários para o seu trabalho estão disponíveis sem obstáculos. A equipa recorre a Mike se tiver algum problema ou preocupação, pois sente-se bastante à vontade para lhe sugerir estimativas de projeto por não haver “pressão do chefe”. Está sempre atento às suas necessidades com grande importância. Sempre foi objetivo de Mike permitir e apoiar uma comunicação eficaz, prevenir e resolver conflitos, eliminar obstáculos e dar o máximo destaque no projeto a todas as partes interessadas do negócio envolvidas.
Seria o Mike um bom Scrum Master para a sua equipa? Sim, ele será um bom Scrum Master.
O product owner é tão vital como o Scrum Master. Na ausência de um product owner eficaz e eficiente, é pouco provável que o projeto seja bem-sucedido. Preferencialmente o papel de product owner deve ser assumido pelo cliente, que nem sempre é plausível ou o cliente está muito envolvido com algo que, embora formalmente seja o product owner mas que sempre encontra disponibilidade em todos os momentos para a equipa uma grande incapacidade.
Nesta situação, há necessidade de um product owner, ou product owner de substituição, nativo da equipa. Um provável candidato pode ser o gestor de projeto. Interagir e trabalhar com inúmeras partes interessadas do negócio para converter um fluxo incessante de pedidos de mudança numa lista de prioridades é algo com que o gestor de projeto pode fazer bem, pois teria experiência anterior nisso.