Como um Scrum Burndown Chart é usado para monitorar o progre... The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Como um Scrum Burndown Chart é usado para monitorar o progresso e gerenciar um Sprint de forma eficaz?

Posted by SCRUMstudy® on January 23, 2024

Categories: Agile Agile Frameworks Product Owner Scrum Master Scrum Team

Como um Scrum Burndown Chart é usado para monitorar o progresso e gerenciar um Sprint de forma eficaz?

O Scrum Burndown Chart é uma representação visual da quantidade de trabalho restante em um sprint ao longo do tempo. Ele fornece um instantâneo do progresso da equipe em direção à conclusão do trabalho comprometido no backlog do sprint.

O Scrum Agile Burndown Chart é uma representação visual usada no gerenciamento de projetos Agile para rastrear o progresso do trabalho concluído em um sprint. Ele exibe a quantidade de trabalho restante a ser feito ao longo do tempo, normalmente na forma de um gráfico de linhas.

O eixo horizontal representa o tempo, geralmente em dias ou semanas, enquanto o eixo vertical representa a quantidade de trabalho restante, geralmente medida em pontos de história ou tarefas. Conforme a equipe conclui tarefas ou histórias de usuário, a linha no gráfico se move para baixo, indicando o progresso.

O objetivo do Burndown Chart é ajudar a equipe a visualizar seu progresso em direção à conclusão das metas do sprint e identificar quaisquer desvios da trajetória planejada. Ele fornece insights valiosos sobre a velocidade da equipe e permite que ajustes sejam feitos, se necessário, para garantir o sucesso do sprint.

Um gráfico de burndown do Scrum é uma ferramenta visual usada no gerenciamento ágil de projetos para rastrear o progresso do trabalho concluído em um sprint. Ele exibe o esforço restante (geralmente medido em pontos de história ou horas) ao longo do tempo, normalmente diariamente. O eixo vertical representa a quantidade de trabalho restante, enquanto o eixo horizontal representa o tempo, geralmente em dias ou sprints.

No Scrum, as atividades de gerenciamento de risco são divididas entre várias funções, com alguma responsabilidade recaindo sobre todos na Equipe Scrum e o Scrum Master facilitando o processo. O gerenciamento de risco é essencial para garantir a criação de valor; portanto, as atividades de gerenciamento de risco são realizadas durante todo o ciclo de vida do projeto e não apenas durante o início do projeto.

Cada risco pode ser avaliado usando diferentes ferramentas de Avaliação de Risco. No entanto, a ferramenta preferida para avaliar riscos para criar um Gráfico de Burndown de Risco é o Valor Monetário Esperado (EMV).

As informações coletadas durante a avaliação de risco podem ser usadas para criar um Gráfico de Burndown de Risco. Isso descreve a gravidade cumulativa do risco do projeto ao longo do tempo. As probabilidades dos vários Riscos são plotadas umas sobre as outras para mostrar o risco cumulativo no eixo y. A identificação e avaliação inicial dos riscos no projeto e a criação do Risk Burndown Chart são feitas inicialmente. Então, em intervalos de tempo predeterminados, novos riscos podem ser identificados e avaliados e os riscos restantes devem ser reavaliados e atualizados de acordo no gráfico. Um momento apropriado para fazer isso é durante a Reunião de Planejamento do Sprint. Rastrear riscos dessa maneira permite que a equipe reconheça tendências na exposição ao risco e tome as medidas apropriadas, conforme necessário.