Quais qualidades você deve procurar em um coach para apoiar ... The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Quais qualidades você deve procurar em um coach para apoiar efetivamente sua jornada rumo à Certificação de Proprietário Profissional de Produto?

Posted by SCRUMstudy® on August 24, 2024

Categories: Agile Product Backlog Product Development Product Owner Scrum

Quais qualidades você deve procurar em um coach para apoiar efetivamente sua jornada rumo à Certificação de Proprietário Profissional de Produto?

Um Coach Profissional de Product Owner desempenha um papel fundamental na orientação e mentoria de Product Owners para que se destaquem em suas funções em equipes ágeis. Esses coaches trazem uma riqueza de experiência e profundo entendimento dos princípios do Scrum, metodologias ágeis e estratégias eficazes de gerenciamento de produtos. Suas principais responsabilidades incluem fornecer coaching personalizado, facilitar workshops e oferecer insights para ajudar Product Owners a refinar suas habilidades em gerenciamento de backlog, engajamento de stakeholders e priorização. Ao promover um ambiente de melhoria contínua, um Coach Profissional de Product Owner ajuda indivíduos e equipes a superar desafios, aumentar sua produtividade e entregar produtos de maior valor. Esse coaching não apenas aumenta a competência e a confiança dos Product Owners, mas também contribui para o sucesso geral das transformações ágeis dentro das organizações.

Um Coach Profissional de Product Owner desempenha um papel fundamental na orientação e mentoria de product owners dentro da estrutura do Scrum. Com base na metodologia do SCRUMstudy, o coach atua como um farol de expertise, garantindo que os product owners entendam os princípios básicos do Scrum e executem efetivamente suas responsabilidades. Eles fornecem insights inestimáveis ??sobre gerenciamento de backlog de produtos, colaboração de stakeholders e técnicas de priorização. Por meio de orientação personalizada e sessões de treinamento, eles capacitam os donos de produtos a otimizar seus processos de tomada de decisão, aumentar o valor do produto e alinhar sua visão com as metas organizacionais.

O Product Owner representa os interesses da comunidade de stakeholders para o Scrum Team. Ele/ela garante uma comunicação clara dos requisitos de funcionalidade do produto ou serviço para o Scrum Team, mantém uma visão dupla, entende e dá suporte às necessidades e interesses de todos os stakeholders do negócio, ao mesmo tempo em que entende as necessidades e o funcionamento do Scrum Team.

O Product Owner deve entender as necessidades e prioridades dos stakeholders do negócio, incluindo clientes e usuários, e, portanto, essa função é comumente chamada de Voz do Cliente.

As responsabilidades de um Product Owner incluem determinar os requisitos gerais iniciais do projeto e dar início às atividades do projeto; isso pode envolver interação com o Program Product Owner e o Portfolio Product Owner para garantir que o projeto esteja alinhado com a direção fornecida pela alta gerência. Ele representa o(s) usuário(s) do produto ou serviço com um profundo entendimento da comunidade de usuários. Ele assegura os recursos financeiros iniciais e contínuos para o projeto, com foco na criação de valor e no Retorno Geral sobre o Investimento (ROI) e avalia a viabilidade e garante a entrega do produto ou serviço.

Ele também define a Visão do Projeto e ajuda a obter financiamento para o Projeto, ajuda a finalizar o Scrum Master para o projeto e identifica o(s) Business Stakeholder(s), ajuda a desenvolver um Plano de Colaboração e Plano de Construção de Equipe com o(s) Scrum Master(s), cria Épico(s) e Personas, prioriza Itens Priorizados do Backlog do Produto, define Critérios Concluídos, cria Cronograma de Planejamento de Lançamento, ajuda a determinar a Duração do Sprint, ajuda a criar Histórias de Usuário, define Critérios de Aceitação para cada História de Usuário, aprova Histórias de Usuário, facilita a Equipe Scrum e compromete Histórias de Usuário, explica Histórias de Usuário para a Equipe Scrum ao criar a Lista de Tarefas.

Ele também fornece orientação e esclarecimentos à Equipe Scrum na estimativa de esforço para tarefas, aceita/rejeita entregas, fornece o feedback necessário ao Scrum Master e às Equipes Scrum, atualiza o Plano de Lançamento e o Backlog Priorizado do Produto, ajuda a implantar Lançamentos de Produto e coordena isso com o cliente, participa de Reuniões Retrospectivas de Sprint.

Desafios enfrentados por um Product Owner:

Transformar as ideias do cliente em entregas tangíveis do produto: Priorizar recursos nem sempre é fácil e pode envolver tomada de decisão de trade-off. Convencer/alcançar consenso entre todas as partes interessadas para cada decisão é complicado. O Product Owner precisa estar no controle e ter a confiança das partes interessadas do negócio para desempenhar seu papel de forma eficaz.

Esteja disponível quando contribuições adicionais forem necessárias pela equipe: O Product Owner precisa obter consenso entre várias partes interessadas do negócio e mantê-las informadas. O Product Owner pode estar envolvido em atividades relacionadas ao valor do negócio que podem mantê-lo ocupado. O Product Owner pode não estar sempre disponível no local da equipe.

Planeje o lançamento e os sprints para entregar o máximo valor o mais cedo possível: O ato de equilíbrio que o Product Owner desempenha entre a Equipe Scrum e o Cliente é delicado. A equipe Scrum pode preferir um Cronograma de Planejamento de Lançamento e durações de Sprint que podem diferir do que o cliente deseja. É trabalho do Product Owner garantir que o valor máximo seja entregue o mais cedo possível, garantindo melhor ROI para o cliente.

Articular os requisitos do cliente e a meta do projeto para a equipe: A Equipe Scrum pode não ter a expertise de domínio necessária do campo do cliente. O ponto de vista da Equipe Scrum e do Cliente pode tender a ser diferente. Ter Critérios de Aceitação claramente definidos para todas as funcionalidades é desafiador, mas um requisito essencial para entregas de projetos de alta qualidade.

Alinhar a Equipe Scrum com os requisitos do cliente: A equipe é composta por profissionais técnicos e pode ter uma perspectiva distorcida do lado comercial/partes interessadas. A equipe enfrenta restrições diferentes daquelas enfrentadas por aqueles que se concentram no valor comercial. A equipe pode estar em um local diferente e pode estar muito distante dos usuários/clientes.

Fornecer feedback oportuno e construtivo à equipe para melhorar a qualidade das entregas: Feedback honesto e transparente é necessário, mas pode não ser sempre conveniente de dar. Não levar a Revisão do Sprint a sério o suficiente pode levar a um enorme acúmulo de problemas antes do lançamento.

Lidar com clientes que não entendem o processo do Scrum: Os clientes podem estar investidos em técnicas tradicionais de gerenciamento de projetos. Os clientes vão querer definir escopo, orçamento e tempo. Os clientes podem ter pouca ou nenhuma exposição ao Scrum, levando a equívocos e falsas expectativas. Os clientes podem não apreciar os princípios e conceitos por trás do Scrum.