Quais são alguns desafios comuns discutidos durante uma sess... The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Quais são alguns desafios comuns discutidos durante uma sessão deQ&A liderança ágil profissional e como eles podem ser abordados?

Posted by SCRUMstudy® on May 11, 2024

Categories: Agile Product Backlog SBOK® Guide Scaling Scrum Sprint Backlog

Quais são alguns desafios comuns discutidos durante uma sessão deQ&A liderança ágil profissional e como eles podem ser abordados?

Uma sessão de Q&A liderança ágil Scrum oferece uma oportunidade valiosa para os líderes ágeis obterem insights, clareza e conselhos práticos sobre como navegar em desafios complexos em transformações ágeis. Essas sessões geralmente envolvem discussões interativas, onde os líderes podem fazer perguntas, compartilhar experiências e buscar orientação de coaches e profissionais ágeis experientes. Os tópicos geralmente abrangem uma ampla gama de áreas, como estratégias de liderança ágeis, fomento à colaboração da equipe, gerenciamento de mudanças organizacionais e dimensionamento de práticas ágeis. As sessões de perguntas e respostas promovem um ambiente de aprendizagem colaborativo, permitindo que os participantes aprendam com as experiências uns dos outros e ganhem novas perspectivas sobre como abordar problemas comuns relacionados ao Agile. Ao participar de sessões de perguntas e respostas, os líderes podem aprimorar sua compreensão, superar obstáculos e impulsionar transformações ágeis bem-sucedidas em suas equipes e organizações.

A liderança ágil Scrum oferece vários benefícios às organizações ao promover um ambiente de melhoria contínua e adaptabilidade. Ela permite que os líderes apoiem e orientem efetivamente suas equipes por meio de transformações ágeis, garantindo o alinhamento com as metas de negócios e as necessidades do cliente. Ao promover transparência, colaboração e responsabilidade, a liderança Agile melhora o desempenho da equipe, acelera os tempos de entrega e aumenta a qualidade do produto. Além disso, ela capacita as equipes a responder rapidamente às mudanças do mercado e às demandas em evolução dos clientes, impulsionando a inovação e mantendo uma vantagem competitiva no setor.

O SCRUMstudy Scrum Webinar oferece uma exploração abrangente de metodologias ágeis, projetadas especificamente para líderes que buscam conduzir suas organizações em direção a maior eficiência e inovação. Os participantes obterão insights aprofundados sobre os princípios e práticas de estruturas ágeis, incluindo Scrum, e aprenderão como liderar efetivamente equipes ágeis. O webinar abrange aspectos cruciais, como promover uma cultura colaborativa, aprimorar a comunicação e permitir a melhoria contínua. Por meio de sessões interativas e estudos de caso do mundo real, os líderes serão equipados com as ferramentas e o conhecimento necessários para navegar nas complexidades do gerenciamento de projetos moderno, garantindo transformações ágeis bem-sucedidas.

O guru da gestão Peter Drucker disse uma vez: "Gerenciamento é fazer as coisas certas; liderança é fazer as coisas certas." Grandes líderes têm uma habilidade incrível de motivar as pessoas a irem além. Liderança difere de gerenciamento, pois retrata que o gerenciamento se concentra em controlar e fazer as coisas, enquanto a liderança se concentra em capacitar as pessoas para que elas façam a coisa certa. Isso não significa que o gerenciamento deva ser eliminado. O gerenciamento pode ser a estrutura na qual podemos construir liderança para obter os melhores resultados.

Liderança de apoio
O Agile adota uma abordagem humanística ao executar projetos, como evidenciado por um dos valores listados no manifesto: indivíduos e interações acima de processos e ferramentas. O melhor modelo de liderança adequado para o Agile é o modelo de liderança de apoio. Como é o trabalhador do conhecimento que agrega valor a um projeto, as necessidades do trabalhador se tornam as necessidades da empresa. O líder serve para atender a essas necessidades. Dessa forma, o foco permanece no trabalhador e não no líder, e a empresa lucra.

Na abordagem do líder de apoio, o líder apoia aqueles que estão fazendo o trabalho, desempenhando um papel facilitador, e se concentra em remover obstáculos e garantir que a equipe tenha tudo o que os ajudaria a executar. Os representantes comerciais às vezes farão solicitações que ameaçam desacelerar o projeto. Os membros da equipe podem ser obrigados a dedicar parte de seu tempo a outro projeto. Essas ações ameaçam atrapalhar o projeto e tirá-lo do caminho. É responsabilidade do líder proteger a equipe de tais desvios. O líder de apoio mantém a equipe focada na visão do projeto, comunicando-a em estágios regulares e relevantes do processo de desenvolvimento. Outro dever do líder é facilitar qualquer treinamento que possa ser necessário para os membros da equipe trabalharem em um projeto. Para sustentar a motivação de uma equipe, o líder também deve recompensar a equipe em intervalos regulares.

Atributos de liderança

Até agora, discutimos o que um líder deve fazer, mas quais atributos um líder deve possuir para ganhar o respeito dos membros de sua equipe? Afinal, o líder que não é respeitado será ineficaz. Quando os líderes possuem as características que os membros da equipe apreciam, estes últimos estão fadados a imitá-los.

A honestidade é provavelmente o atributo de classificação mais alta que os membros da equipe esperam de seus líderes. Kouzes e Posner em The Leadership Challenge descobriram que a honestidade foi a característica mais selecionada em pesquisas perguntando qual funcionário considera o traço de caráter mais importante que um líder deve ter (p. 32). Líderes que são transparentes e aceitam suas deficiências podem ser percebidos como mais confiáveis, levando assim a uma maior dependência entre o líder e os membros da equipe. Líderes que estão dispostos a enfrentar gerentes e clientes para proteger suas equipes são mais confiáveis ??pelos membros da equipe do que aqueles líderes que "seguem a linha da empresa". Os membros da equipe têm um respeito mais profundo por líderes que têm uma visão definida de onde estão indo e os inspiram a trilhar esse caminho. Os líderes também devem possuir algum conhecimento técnico para poderem melhorar em seu trabalho.

Líderes eficazes não apenas agem, mas também permitem que outros ajam, compartilhando o conhecimento que possuem, como informações sobre o cronograma e o progresso do projeto. Ao mesmo tempo em que permitem que outros ajam, os líderes também buscam quebrar novas fronteiras experimentando e inovando. Os líderes estão dispostos a usar ideias sugeridas pelos membros da equipe. Em projetos Agile, novas ideias podem ser testadas durante as iterações. Se forem bem-sucedidas, podem ser adotadas; caso contrário, podem ser tratadas como parte da experiência de aprendizado.

Líderes bem-sucedidos atendem aos membros de sua equipe compartilhando visões enobrecedoras do que eles podem produzir juntos, fornecendo recursos, removendo impedimentos, protegendo a equipe e sendo generosos com recompensas.