Scrum com práticas Kanban The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Scrum com práticas Kanban

Posted by SCRUMstudy® on August 20, 2024

Categories: Product Backlog Product Owner Release Scrum Scrum Team

Scrum com práticas Kanban

O Scrum com práticas Kanban é uma abordagem híbrida que aproveita os pontos fortes de ambas as estruturas para otimizar o fluxo de trabalho e aprimorar o gerenciamento de projetos. O Scrum, uma estrutura iterativa e com limite de tempo, enfatiza funções, eventos e artefatos para gerenciar projetos complexos, enquanto o Kanban se concentra na entrega contínua e na melhoria da eficiência do fluxo de trabalho por meio da visualização do trabalho, limitação do trabalho em andamento (WIP) e gerenciamento do fluxo. Ao integrar as práticas Kanban ao Scrum, as equipes podem aprimorar sua visibilidade dos itens de trabalho, reduzir gargalos e se adaptar com mais fluidez às mudanças de prioridades. Essa combinação permite uma abordagem mais flexível, porém estruturada, ao gerenciamento de projetos, permitindo que as equipes entreguem maior valor de forma mais consistente e previsível. A sinergia entre os eventos estruturados do Scrum e as práticas de gerenciamento de fluxo do Kanban resulta em produtividade, eficiência e adaptabilidade aprimoradas, tornando-se uma estratégia eficaz para equipes que buscam otimizar seus processos Agile.

Um dos critérios para decidir entre as estruturas Kanban ou Scrum Agile pode ser o tempo necessário. Uma delas funciona bem quando há escassez de tempo em termos de prazos; o outro funciona bem em situações em que mais tempo é necessário para executar tarefas, quando uma iteração diminuta não pode satisfazer o trabalho. Os testes devem ser realizados em todos os níveis e processos como testes perpétuos elevam o nível de qualidade em termos de software, código ou outro produto.

Os processos Kanban podem permitir o aprimoramento da qualidade do software desde o início até a entrega do projeto. A razão, como sabemos, é por causa de seu foco no pensamento sistêmico. O Kanban restringe a capacidade de tarefas que podem ser encontradas em qualquer lugar no ciclo completo do limite de trabalho em andamento. Isso também pode ser vantajoso, pois o foco total pode ser direcionado para pacotes de trabalho solitários, um de cada vez, garantindo assim a qualidade do resultado. Em situações que envolvem lançamentos em um curto período de tempo, o Kanban é uma boa escolha, pois o foco total é dado a tarefas únicas, tornando-as "concluídas" quando são concluídas. Portanto, o Kanban funciona bem neste tipo de cenário.

Boa qualidade é o que se pode ver em relação ao trabalho desde a concepção até o fim. Entender os requisitos, design relacionado com atividades de transição, atividades de desenvolvimento, testes e lançamentos é como o fluxo de trabalho Kanban opera desde o estágio conceitual.

Gerentes de projeto geralmente preferem Scrum mais do que Kanban. Scrum tem uma afinidade próxima com gerentes de projeto e stakeholders de negócios devido à sua apresentação de processos e eventos. Os fluxos de trabalho em ambas as estruturas são semelhantes, com a única exceção de que Scrum tem prazos mais bem demarcados.

A segregação da quantidade de trabalho que seria possível ser feito dentro de um determinado período de tempo é uma das vantagens de usar Scrum.

Ambas as abordagens fornecem gerenciamento de mudanças mais ou menos eficaz no sentido de que têm curvas de aprendizado, foco, progresso e mudança semelhantes.