Scrum Master Profissional Q&A	The SBOK® Guide is now available for download in English, Spanish, Portuguese, Deutsch, French, Italian, Chinese, Japanese & Arabic!
Global Accreditation Body for Scrum and Agile Certifications

Articles

Scrum Master Profissional Q&A

Posted by SCRUMstudy® on October 14, 2024

Categories: Agile Product Owner Scrum Scrum Master Scrum Principles Scrum Team

 Scrum Master Profissional Q&A

Junte-se a nós para uma sessão de perguntas e respostas esclarecedora sobre a certificação Scrum Master Certified pela SCRUMstudy! Quer você esteja pensando em se tornar um Scrum Master ou procurando aprofundar sua compreensão dos princípios e práticas do Scrum, esta sessão foi projetada para fornecer clareza e orientação. Nossos instrutores experientes abordarão dúvidas comuns sobre o processo de certificação, oportunidades de carreira para Scrum Masters em todos os setores e os benefícios de dominar as metodologias do Scrum. Não perca esta oportunidade de obter insights valiosos e obter respostas para suas perguntas diretamente de nossos especialistas na SCRUMstudy.

A função de um Scrum Master inclui facilitar um ambiente de trabalho propício para a Equipe Scrum, orientar e ensinar práticas Scrum a todos os envolvidos no projeto e eliminar impedimentos para a equipe. Além disso, ele/ela também garante que os processos Scrum estejam sendo seguidos.

A função do Scrum Master é muito diferente da função desempenhada pelo Gerente de Projeto em um modelo tradicional de gerenciamento de projetos em cascata. O Gerente de Projeto trabalha como gerente ou líder do projeto. O Scrum Master trabalha apenas como um facilitador e ele ou ela está no mesmo nível hierárquico que qualquer outra pessoa no Scrum Team. Qualquer pessoa do Scrum Team que aprenda a facilitar projetos Scrum pode se tornar o Scrum Master para um projeto ou para um Sprint.

Agora vamos ver quais são os desafios enfrentados por um Scrum Master. O escopo amplo e aberto de Papéis e Responsabilidades do Scrum Master apresenta várias dificuldades. Elas incluem o tratamento de quaisquer exceções que possam surgir. Ter uma descrição de cargo subjetiva e aberta cria incerteza e é muito desafiador. Priorizar o que deve ser feito primeiro e o que pode ser feito depois é difícil.

Em muitas organizações, o Scrum é implementado por projeto e durante essa fase de transição haveria pessoas na Gerência Sênior e Média que acreditam firmemente nas formas tradicionais de fazer as coisas. Gerenciar essas expectativas irrealistas da gerência se torna um desafio para o Scrum Master, que também tem que atender às expectativas do Scrum Team. Às vezes, isso deixa pouco tempo para ele/ela se dedicar a treinar e orientar o Scrum Team sobre os princípios, processos e aspectos do Scrum.

Limitar o tempo da Daily Standup Meeting para 15 minutos é um desafio diário para a maioria dos Scrum Masters. A Daily Standup Meeting é conduzida apenas para obter respostas para as três perguntas a seguir do Scrum Team, mas, frequentemente, a reunião entra na discussão de pequenas coisas em detalhes.

Sendo um facilitador, o Scrum Master tem a responsabilidade adicional de gerenciar conflitos no Scrum Team, se houver. O gerenciamento de conflitos não é fácil, especialmente quando é entre os membros do mesmo Scrum Team.

Resistir às expectativas de que o Scrum Master será um gerente de projeto é outro desafio importante. O papel do Scrum Master é muito diferente do de um gerente de projeto. Mas em algumas organizações, espera-se que o Scrum Master faça o trabalho de um gerente de projeto, o que pode levar ao fracasso do projeto. Os Scrum Teams devem ser auto-organizados e não controlados pelo Scrum Master. Seu trabalho é garantir um ambiente de trabalho propício e ajudar a equipe a remover impedimentos.

Um pesadelo para qualquer Scrum master é um Scrum Team não co-localizado. Pode não acontecer sempre que todo o Scrum Team fique no mesmo escritório. Em tais casos, o trabalho do Scrum Master se torna ainda mais difícil. Não é fácil construir uma cultura de equipe e garantir práticas uniformes quando alguns membros da equipe estão em outro lugar. Não é ideal tentar resolver o problema de um membro da equipe via Skype ou WebEx. Se os fusos horários forem muito diferentes, até mesmo agendar reuniões pode ser muito desafiador.